Lauro Arttur
Na noite desta segunda-feira (27), a Polícia Militar prendeu um boliviano de 24 anos, identificado como A.E.B., por envolvimento em tráfico internacional de drogas. A ação ocorreu na área rural de Limeira, no conjunto de chácaras Encantos da Natureza, localizado no km 34 da Rodovia Luís Ometo (SP-306).
Durante patrulhamento, a equipe da VTR I-36504, composta pelo 2º Sargento PM Fantin, Cabo PM Bruno e Cabo PM Alves, abordou o suspeito nas proximidades de uma mata às margens da rodovia. Após revista, foram encontrados 27 invólucros contendo pasta base de cocaína, totalizando 334 gramas, no bolso da calça do indivíduo.
Em depoimento, o suspeito confessou que havia saído de Cochabamba, na Bolívia, no sábado (25), transportando 53 cápsulas de pasta base de cocaína em seu corpo. Ele detalhou que chegou ao Brasil no domingo (26), via São Paulo, e se deslocou até Limeira utilizando transporte por aplicativo. O homem afirmou que, durante a operação policial conduzida pelo 10º BAEP no mesmo local mais cedo, fugiu e se escondeu na mata. Na ocasião, várias pessoas, também naturais da Bolívia, foram presas por tráfico internacional de drogas, e o local foi identificado como ponto de retirada das substâncias ilícitas.
Ainda segundo o relato, o suspeito havia expelido parte das cápsulas antes da abordagem, sendo que 22 delas teriam ficado na residência utilizada pelo grupo, enquanto as 27 restantes estavam em sua posse. Ele informou que possivelmente ainda havia quatro cápsulas em seu organismo.
Após a prisão, o homem foi encaminhado à Santa Casa de Limeira, onde passou por avaliação médica, incluindo raio-X e lavagem intestinal, mas não foram constatadas irregularidades adicionais. A ocorrência foi apresentada à Polícia Federal em Piracicaba, onde o delegado responsável, Dr. Júlio, ratificou a voz de prisão em flagrante delito com base nos artigos referentes a tráfico de drogas, tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.