BREAKING

Prefeitura de Limeira renova licença de operação do Aterro Sanitário até 2028

Prefeitura de Limeira renova licença de operação do Aterro Sanitário até 2028 / Foto: Divulgação SECOM

Lauro Arttur

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, renovou a licença de operação do Aterro Sanitário, localizado no Horto Florestal. A licença, emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), foi conquistada após meses de trabalho intensivo da pasta e será válida até março de 2028.

O prefeito Mario Botion destacou que a renovação permite a continuidade da disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos no aterro. Botion afirmou também que o município avançará com a implementação da Parceria Público-Privada (PPP), iniciativa que viabilizará investimentos para a criação de um novo aterro e uma usina, além de melhorias nos serviços de gestão de resíduos.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, comentou que o planejamento da gestão de resíduos sólidos foi afetado pela pandemia, assim como pelas alterações no Marco Legal do Saneamento. Guidi explicou que essas questões impactaram o desenvolvimento da PPP e os serviços previstos, mas que o projeto de extensão do atual aterro foi aprovado, garantindo mais tempo para a implementação da nova fase.

Além da licença renovada, a Prefeitura aguarda a aprovação da Cetesb para a operação do Aterro Sanitário Fase III, cuja autorização ainda tramita no órgão. A administração municipal segue desenvolvendo melhorias no aterro e reforçando as ações de destinação e tratamento adequados para os resíduos sólidos.

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o Aterro Sanitário de Limeira conta com tecnologias de controle ambiental exigidas pela legislação, como a impermeabilização da base com geomembrana e sistemas de drenagem para chorume e gás. Atualmente, a estrutura recebe cerca de 6 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por mês, o que gera aproximadamente 3 mil toneladas de chorume, de acordo com a engenheira Isabela Giacon Pitton, gerente do Aterro Sanitário de Limeira.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem