BREAKING

Ministério Público investiga esquema de produção de fake news contra Murilo Félix

Atualização feita em 15/10/2024 13h11: Posicionamento da campanha de Betinho Neves sobre o caso.


Ministério Público investiga esquema de produção de fake news contra Murilo Félix / Foto: Reprodução

Lauro Arttur

O Ministério Público Eleitoral (MPE) está investigando um possível esquema de propagação de fake news criado para beneficiar a candidatura de Betinho Neves, da coligação "A Mudança que Limeira Quer". A denúncia foi apresentada na sexta-feira (11) pela coligação "Limeira Forte de Novo", que acusa os responsáveis por duas linhas telefônicas e os responsáveis pela página no Instagram "Força da Juventude Vote 15" de veicular conteúdos negativos e criminosos contra o candidato Murilo Félix e sua família. Os envolvidos enfrentam acusações de calúnia, injúria, difamação eleitoral e desinformação, crimes previstos no Código Eleitoral.

Dentre os materiais apresentados na denúncia há prints que mostram nomes de correligionários próximos a Betinho Neves integrando um grupo de WhatsApp com o nome "Agenda 2023 (...)", onde o material difamatório estaria sendo divulgado e replicado. Neste grupo, que é administrado por uma pessoa de nome Fernanda, aparece um número com DDD 11, que estaria divulgando vídeo com teor difamatório em massa.


Portal de notícias publicou informação antiga a respeito de Murilo Félix

Neste sábado (12) o portal VTV News publicou uma matéria intitulada "Murilo Félix pode ter registro de candidatura cancelada em Limeira" (SIC). Nesta matéria o jornalista Henrique Fernandes traz um fato ocorrido há mais de 2 meses, o que em tese fere os critérios de noticiabilidade para um veículo jornalístico.

Essa notícia foi replicada pelo perfil no Instagram "Força da Juventude Vote 15", que também é alvo de acusações no âmbito da denúncia ao MPE. 


O que as partes dizem

Murilo Félix afirmou que essas práticas prejudicam a integridade do processo eleitoral ao espalhar desinformação e incertezas entre os eleitores. "É fundamental que o debate político se baseie em fatos concretos, e não em especulações infundadas. Isso é injusto com o eleitor e com o processo democrático", disse o candidato.

O IL está aguardando o posicionamento da campanha de Betinho Neves sobre este caso.
Atualização 15/10/2024 13:11
A coligação de Betinho Neves reiterou que não produziu, não compactua e que repudia veementemente qualquer forma de divulgação de mentiras ou notícias falsas: "Nossa campanha sempre manteve seu compromisso com a verdade e com a apresentação de propostas concretas para o desenvolvimento de Limeira, focando na qualidade de vida da população". A nota também destacou que não há sentença condenatória em desfavor da campanha por desinformação: "Diversas decisões judiciais já derrubaram publicações falsas contra a campanha de Betinho Neves, reconhecendo-as como mentiras. Não há nenhuma sentença contra a campanha de Betinho Neves e Dra. Mayra, o que reafirma a integridade e transparência da candidatura. Betinho Neves jamais foi responsabilizado por desinformação, reforçando o compromisso com um processo eleitoral limpo e justo".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem