BREAKING

Campanha de Betinho Neves terá de pagar multa por impulsionamento de conteúdo falso em redes sociais

Campanha de Betinho Neves terá de pagar multa por impulsionamento de conteúdo falso em redes sociais / Foto: Shutterstock-Reprodução

Lauro Arttur

Nesta quinta-feira (24), a Justiça Eleitoral de Limeira (SP) condenou a coligação "A mudança que Limeira quer" e os candidatos Betinho Neves (MDB) e Mayra Costa (Republicanos) ao pagamento de multa por veiculação de vídeos considerados inverídicos e ofensivos contra o candidato Murilo Félix (Podemos). A sentença, proferida pelo juiz Rilton José Domingues, da 399ª Zona Eleitoral, determinou a penalização de R$ 5 mil por vídeo, totalizando R$ 15 mil.

A decisão foi baseada em uma representação feita pela coligação "Limeira forte de novo", que apontou que os três vídeos publicados e impulsionados na internet continham conteúdo inverídico e que feria a honra de Félix. Os vídeos em questão acusavam Murilo de práticas criminosas e de associação ao crime organizado, além de afirmar que o candidato adversário estaria inelegível.

Apesar da defesa dos representados alegar que os vídeos eram meras críticas políticas, práticas que seriam legítimas dentro de um processo eleitoral, o juiz entendeu que os conteúdos ultrapassaram o limite da liberdade de expressão e configuraram ofensas à honra de Félix. A tutela de urgência foi deferida e os vídeos já foram retirados do ar.

Curiosamente, o Ministério Público Eleitoral havia se manifestado pela improcedência da representação, argumentando que os fatos narrados não configuravam ilícito eleitoral. Contudo, a sentença do juiz Domingues acolheu os argumentos da coligação de Félix, concluindo que os vídeos configuraram ataque pessoal e prejudicial à campanha do candidato.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem