BREAKING

Após matéria ser publicada, Informa Limeira é alvo de ataques e intimidações por parte de anônimo

Matéria feita pelo IL não foi derrubada pela justiça, mesmo assim, na ocasião, uma conta anônima de whatsapp chegou a enviar mensagens com ameaças e intimidações ao repórter Lauro Arttur.


Editorial

O Informa Limeira foi alvo de perfis anônimos no WhatsApp e no Instagram após ter publicado matéria sobre a aparição de uma foto em que um candidato a prefeito foi visto ao lado de um condenado por envolvimento na morte de um policial militar em 2006.

Em um dos casos, um perfil no instagram com apenas quatro seguidores, identificado como "estaemaltanomomento" envia comentários com intransigência, questionando a veracidade da informação apurada e noticiada com objetividade pelo IL.

   

Em outro caso, uma conta de WhatsApp identificada como "infoap tecnologia" (019 98800-7731) realiza ligação por voz e envia mensagens para o número PARTICULAR do repórter Lauro Arttur, fazendo o mesmo tipo de questionamento. Neste caso, houve até mesmo ameaça por parte do anônimo: "Tranquilo, fica tranquilo. A gente vai fazer do mesmo jeito. Uma boa noite". Em seus questionamentos, o cidadão anônimo citou a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), lei esta que não se aplica ao jornalismo.

Neste domingo (20), circulou pelo WhatsApp um vídeo com informações falsas a respeito do repórter Lauro Arttur, onde claramente se pretendeu gerar descredibilização do mesmo após a repercussão da matéria.

Cabe lembrar que, além de tratar o caso com o merecido respeito, levando a informação com objetividade e sem traços de opinião, o IL incluiu no mesmo espaço dado à notícia, uma Nota de Esclarecimento com relevância de Editorial, onde tratou de deixar ainda mais claro os critérios de noticiabilidade levados em consideração para dar publicidade a tal Fato Jornalístico.

No dia de hoje, domingo (20) foi realizado um boletim de ocorrência relatando o caso. Mais providências poderão ser tomadas assim que os responsáveis forem identificados.

O Informa Limeira repudia qualquer forma de intimidação e de tentativa de impedir a liberdade de imprensa e a livre circulação de informações jornalísticas, tão necessárias a uma democracia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem