Fato indica que a prefeitura pode ter pautado veículo de comunicação para que produzisse conteúdo que gerasse desgaste a um grupo opositor.
Lauro Arttur
Nesta semana o Informa Limeira publicou com exclusividade uma reportagem mostrando que a Rádio Educadora divulgou informação inverídica a respeito de uma ocorrência na área da Fazenda Estância Arizona. Na ocasião a emissora, que possui mais de 80 anos de história no jornalismo limeirense, publicou uma nota jornalística repleta de erros, onde até mesmo os nomes dos agentes envolvidos não estavam corretos: CAEx significa "Centro de Apoio à Execução" e não "Centro de Apoio Operacional a Execução". Além disso, a grafia é "CAEx" e não "CAEX". O local em questão se chama "Fazenda Estância Arizona" e não "Estância Fazenda Arizona". O fato é que houve equívoco ao se noticiar um fato relevante para o cenário atual.
Durante a apuração de informações para a composição da reportagem em vídeo sobre esse caso, uma situação indiscreta surgiu: como as imagens do interior da propriedade chegaram até a Rádio Educadora? O IL esteve levantando informações desde sexta-feira, e a conclusão é taxativa: nenhum profissional da Educadora é o dono de qualquer das imagens do interior da área da Fazenda. Isso porque a equipe enviada pela Educadora ao local, chegou após a ocorrência e permameceu no lado de fora. Em uma foto é possível ver Nani Camargo, repórter da Educadora, acenando para os agentes estaduais, que já estavam de partida. Nani e seu companheiro de equipe presenciaram apenas os carros retornando da ocorrência.
Um dos vídeos que foram divulgados com exclusividade pela Rádio Educadora, mostra uma pessoa filmando um tijolo e questionando a idade dele (era um tijolo da construção do Casarão-Sede da Fazenda Arizona), essa pessoa em questão é um funcionário da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, e é conhecido dos veículos de imprensa da região, pois envia pautas e imagens para que esses veículos componham seus materiais jornalísticos (releases). O detalhe é que essas imagens não foram distribuídas a todos, foram parar apenas na Rádio Educadora.
Ontem (23), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Limeira, o vereador Ceará chegou a citar o fato das imagens terem sido entregues apenas para a Educadora, além de ter comentado o fato deste veículo ter errado ao noticiar uma ocorrência na Fazenda Arizona utilizando tais imagens: "Aí esse cidadão desqualificado recebeu as informações de funcionários da prefeitura, do gabinete do prefeito, que estava acompanhando... Eles tiraram foto, mandou para o desqualificado".
Tanto a Prefeitura quanto a Rádio Educadora foram procuradas. Nenhuma das duas respondeu aos e-mails.
tags:
geral