Delator relatou que agia sob ordens de seus superiores hierárquicos, inclusive do secretário José Aparecido Vidotti. Na época, segundo a prefeitura, representação foi feita pela própria administração municipal, quando o escândalo chegou ao conhecimento da alta cúpula do governo Botion.
Maicon Douglas, à esquerda, em depoimento sobre o esquema de fraude do IPTU de Limeira. |
Lauro Arttur
O escândalo envolvendo o cancelamento de dívidas do IPTU em troca de propina, teve novos desdobramentos nesta quarta-feira (18). Vídeos obtidos do interrogatório de Maicon Douglas Araújo, condenado por envolvimento no escândalo, revelam detalhes do esquema de fraudes. Em julho de 2022, a Operação Parasitas trouxe à tona o esquema que resultou na condenação de dez pessoas e na criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso.
Em um dos vídeos apresentados no processo, Maicon Douglas, condenado a 17 anos de prisão, relata que agia sob ordens de seus superiores hierárquicos. Ele afirma que José Aparecido Vidotti, então secretário municipal da Fazenda, e Sandra Batista de Souza, diretora de Receita e Fiscalização, eram os mandantes das fraudes. Segundo Araújo, a prática envolvia a utilização da senha de Sandra para que as alterações fossem feitas no sistema da dívida ativa no município, sempre com o conhecimento e aprovação de Vidotti.
Em determinado ponto do depoimento, Araújo alega que nem todos os cancelamentos eram feitos em troca de propina, em dinheiro. Segundo ele, em alguns casos, as dívidas eram abatidas como parte de um esforço para "angariar votos para o governo", indicando também uma motivação política no esquema de fraudes.
A revelação gerou novas movimentações jurídicas. Nesta semana, Agnaldo Evangelista Couto, advogado de um dos réus, protocolou um pedido de abertura de inquérito policial na Delegacia Seccional de Limeira para apurar o possível envolvimento de Vidotti e de Sandra de Souza no caso.
O IL aguarda posicionamento da prefeitura.
Atualização: O IL procurou a prefeitura, mas não obteve respostas até o final da manhã desta sexta-feira (20).