Votação ocorreu em meio a discussões sobre o comportamento do prefeito e sobre a falta de transparência na apresentação do projeto para que pudesse ser votado em regime de urgência.
Em sessão conturbada nesta segunda-feira (05), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 18/2024, que altera o Plano Diretor, e permite a instalação de um data center na cidade. Apesar das discussões acaloradas a aprovação se deu por unanimidade.
No dia 15 de julho os vereadores rejeitaram o regime de urgência para a votação do projeto, com 12 votos contra e 8 a favor, o que gerou debates tanto na Câmara, quanto na imprensa. Um dos motivos para as discussões ocorridas na sessão desta segunda-feira foi a interpretação de que os vereadores que votaram contra o regime de urgência, seriam contra a vinda da empresa para o município. A alegação dos vereadores é de que os veículos de comunicação da cidade, em especial a Rádio Educadora, teriam desinformado a população, fazendo entender que os parlamentares votaram contra a vinda da referida empresa. Para esta sessão, os vereadores que votaram de maneira contrária ao regime de urgência se esforçaram para derrubar esta narrativa.
A aprovação do projeto permitirá a mudança no zoneamento de uma área de aproximadamente 2 milhões de metros quadrados, mudança que é essencial para a construção do data center. Durante a sessão, o vereador Ceará propôs uma emenda ao projeto, sugerindo que, caso a empresa não se instalasse no município dentro de dois anos, a área voltaria a ser rural, revertendo a mudança causada pelo projeto. No entanto, o prefeito Mário Botion argumentou que essa condição inviabilizaria a vinda da empresa. Os vereadores rejeitaram a emenda.
Segundo o vereador Ceará, a aprovação por unanimidade do projeto que viabiliza a vinda desta empresa só foi possível após os vereadores terem acesso a informações mais detalhadas sobre o assunto, informações que não teriam sido passadas, a princípio. Durante a sessão, houve a alegação de que o representante da empresa teria sido dispensado de comparecer a Câmara Municipal pelo prefeito Mario Botion.
Após intensos debates e considerações, os vereadores votaram de forma unânime pela aprovação da mudança de zoneamento da área.