BREAKING

Concessionária Maggi deixará de emitir 60 toneladas de CO² por ano com novos investimentos

A contribuição efetiva com o meio ambiente é resultado do investimento em uma usina solar que, junto com outras ações, torna a empresa sustentável.

Maggi, concessionária Volkswagen caminhões e ônibus de Limeira, deixa de emitir 60 toneladas de gás carbônico anualmente / Foto: Divulgação Maggi


Liliane Bento

A Maggi, maior concessionária de caminhões e ônibus Volkswagen no mundo, inaugurada ano passado em Limeira (SP), vai deixar de emitir cerca de 60 toneladas de gás carbônico anualmente, que contribui com o efeito estufa, depois de instalar uma usina de energia solar. O diretor da SOS Solar, Renato Pisani, um entusiasta de toda e qualquer ação que contribua com a preservação do meio ambiente, conta com orgulho que nos últimos 10 anos a sua empresa contribuiu com a redução de aproximadamente 7 mil toneladas do gás nocivo. Além disso, promoveu uma economia anual de cerca de R$ 3 milhões, somados todos os projetos.

Isso é resultado da execução de aproximadamente 200 projetos fotovoltaicos, com mais de 20 mil placas instaladas, espalhados por diversos municípios de São Paulo. As empresas que investem em usinas para utilizar a energia solar não só contribuem com o meio ambiente, como também obtém até 95% de economia anual na sua conta de energia elétrica.

O projeto foi idealizado para atender os 20 mil metros quadrados de construção civil, divididos em dois prédios, 120 box para serviços mecânicos, 26 para funilaria e pintura e dois para lavagem, além das áreas de vendas de veículos e peças. A estrutura também oferece área de convívio para os colaboradores e apoio aos motoristas, com refeitório, sala de descanso e jogos, e dormitórios com capacidade para até 20 pessoas.

O diretor de pós-vendas da Maggi, André Vergel, diz que a empresa, que já está no mercado desde 1976 e é parceira da Volkswagen desde 1997, não quer ser somente conhecida por ser uma opção completa para o cliente, mas também por ser um empreendimento preocupado com a sustentabilidade. “Já investimos também em estação própria de tratamento de esgoto e efluentes, caixa d´água de 310 mil litros para reuso da água da chuva e pátio revestido com piso ecológico, que permite a permeabilidade da água. Agora vamos reduzir a emissão de gás carbônico e estão nos projetos continuar investindo em ações e projetos sustentáveis”, enfatiza.

Pisani diz que sente muito orgulho de fazer parte do projeto da Maggi. “É a maior concessionária de caminhões e ônibus Volkswagen do mundo e isso só aumenta nossa responsabilidade. E é por isso que só trabalhamos com produtos da marca Weg, com equipe própria e treinada para atender projetos de médio e grande porte. Com isso conseguimos oferecer um serviço padronizado”, avalia.

A SOS Solar utiliza um software alemão para calcular e dimensionar o resultado estimado dos seus projetos. “Dessa forma, conseguimos avaliar, com uma margem de assertividade de 98%, quanto será gerado de energia solar e até quanto o cliente poderá economizar ao fazer o investimento que é recuperado em média até 3 anos”, explica. Além disso, a empresa oferece também um serviço de drone termográfico que ajuda a identificar fuga de energia nos quadros de comando e o correto funcionamento dos painéis.


Energia solar

O Brasil é um dos países com maior irradiação solar do mundo. Um índice que justifica o crescimento constante do investimento em energia solar fotovoltaica. Durante o dia, acontece a geração de energia solar. Energia limpa  que pode ser utilizada de noite e, no caso de produção em excesso, mais do que o consumo, a sobra é convertida em crédito junto a concessionária e pode ser utilizada em até 5 anos.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) divulgou levantamento que aponta que o Brasil já atingiu a marca de 15 gigawatts (GW) de capacidade instalada de energia fotovoltaica. Essa capacidade é superior a potência total da hidrelétrica Binacional de Itaipu, que é de 14 GW. “Temos mais do que uma usina de Itaipu em produção de energia limpa”, enfatiza. A energia solar, desde 2012, já evitou a emissão de 18 milhões de toneladas de gás carbônico na geração de eletricidade.

  

Importância da energia solar:

Fonte de energia renovável e inesgotável, gerada pela luz e calor que vêm do sol;

A energia solar pode ser convertida em energia elétrica, cada vez mais necessária para sustentar a demanda por abastecimento energético;

Por ser um recurso natural e abundante, energia limpa, é a solução mais viável para substituir com eficiência a dependência de combustíveis fósseis;

O carvão mineral, o gás natural e o petróleo são energias não renováveis presentes nos meios de transportes e usinas de geração elétrica. Porém, elas têm impacto direto na poluição, contribuindo diretamente para o aquecimento global, além de uma série de fatores que abalam os ecossistemas;

O uso de energia solar, combinado com o da energia eólica, contribui para o desenvolvimento sustentável, que estimula o crescimento econômico;

Pode ser instalada em qualquer lugar;

Possui um sistema confiável e de baixa manutenção;

Sistema silencioso;

É instalado por módulos, podendo ser ampliado de acordo com a  necessidade do cliente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem